Pós Graduação em Inovação Tecnológica

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Valor

Inscrição: R$ 130,00 +

21x R$ 316,22

Duração

372h | 18 meses

Modalidade

EAD – Online

Incluso

Material didático e certificado

Objetivo do Curso

Capacitar os alunos para implantar e gerenciar o processo de inovação em empresas públicas e privadas, desde a geração de ideias até o lançamento do produto no mercado. O curso foi desenvolvido unindo a teoria com a prática, de modo que os alunos possam aplicar os conceitos de gestão de inovação em suas empresas e aprendam a utilizar os benefícios das diversas fontes de financiamento do governo para desenvolver produtos inovadores. 

 

O curso visa:

- Fomentar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes inovadoras diante de dificuldades deparadas pelos profissionais nas rotinas organizacionais; 

- Estimular continuamente o raciocínio crítico direcionado para a inovação e o empreendedorismo;

- Desenvolver competências essenciais voltadas ao incremento de uma gestão estratégica com foco na inovação; 

- Estimular o desenvolvimento profissional a partir da aplicação dos conceitos de inovação como fonte de agregação de valor e vantagem competitiva.

Público-Alvo

O curso é destinado aos profissionais com formação superior em engenharia, administração, marketing ou áreas afins e que desejam se capacitar para implantar e gerenciar um processo de inovação em suas empresas. É destinado a empresários, executivos ou profissionais que desejam alavancar suas carreiras através da inovação.

Aulas

Aulas virtuais via WebTv, com acesso a vídeos e tutoria on-line. Provas presenciais ao final de cada módulo.

Matriz Curricular
Módulos
GESTÃO DA INOVAÇÃO – 36h

Conceitos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação X Invenção. Inovação X Criatividade. Inovação X Criação de Valor. Manual de Oslo. Tipos de Inovação. Inovação Incremental e Radical. Motivadores e Inibidores da Inovação. Gestão da Inovação. Ferramentas e Metodologias de Gestão da Inovação. Gestão Estratégica da Inovação. Fuzzy Front End e Funil da Inovação. Evolução da Inovação. Inovação no Brasil e no Mundo. Desenvolvimento da Inovação. Open Inovation – Inovação Aberta. Projetos de Inovação.

 

PESSOAS NOS PROCESSOS DE MUDANÇA – 12h

Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais, paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, Fatores que dificultam ou facilitam. O papel do líder como agente de mudança. Criatividade. Bloqueadores. Facilitadores. O funcionamento dos hemisférios direito e esquerdo. A solução criativa. Abrindo espaço para novas e criativas possibilidades de perceber, sentir e pensar a realidade.

 

GESTÃO DA QUALIDADE – 24h

Evolução no processo da Qualidade. Conceitos básicos. Prêmio nacional de Qualidade. Normas ISO. Padronização e Melhoria. Ferramentas de Gerenciamento. Métodos Específicos de Gestão.

 

CRIATIVIDADE E O PROCESSO DE GERAÇÃO DE IDEIAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL – 36h

Definição e Importância da Criatividade. Características da Pessoa Criativa. O Ambiente Criativo. O Processo Criativo. Técnicas de Geração e Seleção de Ideias. O Brainstorm. Motivadores e Inibidores da Criatividade. Modelos Mentais. Como aumentar a Criatividade.

 

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS – 36h

Características de Empresas Inovadoras. A Inovação no Planejamento Estratégico. Planejamento de Inovação nas Empresas. Diagnóstico de Inovação. O conceito de Inovação nas Empresas. Indicadores e Metas de Inovação. Ambiente para Inovação. Estrutura Organizacional para Inovação. O Papel do Marketing em Empresas Inovadoras. Modelos de Gestão de Inovação. Gestão de Portfólio de Projetos de Inovação. Priorização de Projetos de Inovação. Política de Reconhecimento e Recompensa. O Processo de Inovação. Fluxograma Operacional da Inovação. O Aprendizado Organizacional.

 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS – 24h

Apresentação de gestão de projetos: Natureza e objetivos; Metodologia; Ciclo da vida. Formulação, planejamento e tomada de decisão para projetos de inovação tecnológica. Técnicas para planejamento; Objetivos e abrangência; Organização do trabalho; Programação das atividades; Gestão dos requisitos; Uso de ferramentas de planejamento. Processos: de escopo (Gerenciamento das expectativas dos envolvidos); de tempo (Cronograma); de custo (Gestão comercial); de qualidade; de recursos humanos (Motivação e tratamento de conflitos em equipes de projetos); de comunicação; de risco, (Análise de riscos e medidas gerenciais derivadas); de aquisições; de integração (Gestão da mudança). Análise de redes (Diagrama lógico e caminho crítico – PERT / CPM): Software de gerenciamento de projetos: Análise da utilização de recursos Valorização do projeto e tomada de decisões. “Funding” de projetos, compreendendo fontes privadas, fundos de participação em projetos e mecanismos públicos de apoio à inovação tecnológica; Apresentação de projetos; Acompanhamento de projetos; Fechamento do projeto.

 

ECONOMIA DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO – 24h

Conceitos básicos para o entendimento do significado econômico da inovação tecnológica e de sua relação com a produção de C&T. Conceito de inovação tecnológica, tomando a abordagem schumpeteriana como referência. Inovação como externalidade econômica e o papel do Estado. Sistema Brasileiro de Inovação: Atores e Políticas de C&T &I. Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação.

 

FONTES DE FINANCIAMENTO, INCENTIVOS FISCAIS E PROTEÇÃO DA INOVAÇÃO – 36h

Mecanismos, programas e fontes governamentais para o financiamento da inovação. Fontes privadas: venture capital. Incentivos fiscais. Sistemas nacionais, regionais e locais de inovação. A Propriedade Intelectual. A Importância da Busca de Patentes. O Processo para Requerer uma Patente. Privilégio de Invenção, Modelo de Utilidade e Desenho Industrial. Marcas. Direitos Autorais. Tratados Internacionais. Técnicas de Busca em Bases de Patentes. Redação de Patentes.

 

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO – 24h

O desenvolvimento industrial, a sociedade pós-moderna e a sustentabilidade do desenvolvimento. Os valores da sociedade ocidental, os riscos do desenvolvimento e do lucro a qualquer custo, os desafios atuais e a gestão pela responsabilidade. Causas e consequências da poluição das águas, do ar e do solo. Modelos de gestão e legislação. A natureza econômica dos problemas ambientais e seu impacto nos preços dos recursos. Busca por alternativas sustentáveis: estudos de casos.

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO E CULTURA DA INOVAÇÃO – 24h

A evolução da sociedade e o paradigma da informação e do conhecimento. Aspectos conceituais básicos (dado, informação, conhecimento, gestão da informação e gestão do conhecimento). As dimensões das organizações do conhecimento: infraestrutura organizacional, pessoas e tecnologia. Modelos de Gestão do Conhecimento (modelos teóricos e práticos de GC). Práticas de Gestão do Conhecimento. Casos de Gestão do Conhecimento de empresas públicas e privadas. A Cultura de Inovação. O Papel das Pessoas e da Liderança. A Importância da Diversidade. A Criação de um Ambiente para Inovação. O Gerenciamento da Mudança.

 

EMPREENDEDORISMO INOVADOR – 24h

Conceito de empreendedorismo; características do empreendedor; conceito de intraempreendedorismo; características do intraempreendedor; o empreendedor do conhecimento; empreendedorismo e inovação; franquias e habitats de suporte empreendedor; empreendedorismo social; planejamento do empreendimento: como iniciar um novo empreendimento ou intraempreendimento, o novo produto e sua comercialização, organização da produção e dos processos, o empreendimento (ou intraempreendimento) e a gestão de pessoas, o empreendimento e o capital, o plano de negócios do empreendimento (ou intraempreendimento).

 

INOVAÇÃO ABERTA, REDES SOCIAIS E O COMÉRCIO NA ERA DA INTERNET – 24h

Gestão da Inovação Aberta. Implementação da Inovação Aberta. Gestão de Alianças Estratégicas. Estudo de Caso. Cooperação para inovação: economia de redes e o papel das redes sociais. O Crowdsourcing. E-commerce e ebusiness. Redes Sociais no Âmbito da Inovação. Comportamento do Consumidor no Mercado da Internet.

 

INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA E PROSPECÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO – 36h

Fundamentação teórica da inteligência tecnológica e seus modelos. Processo de inteligência tecnológica. Fontes de inteligência e técnicas de coleta. Técnicas de processamento e disseminação de inteligência tecnológica. Tecnologias de inteligência para competitividade empresarial e governamental. Como a inteligência tecnológica pode ser usada na obtenção de resultados tangíveis. Cenários Prospectivos. A Construçção de Cenários Prospectivos. Identificação de Oportunidade de Inovação por meio de Cenários Prospectivos. 

TCC
METODOLOGIA CIENTÍFICA – 12h

O paradigma da ciência e pesquisa; a pesquisa experimental e a não experimental; os estudos: bibliográfico, exploratório, descritivo, experimental; métodos usados em pesquisas qualitativas e quantitativas; o problema de pesquisa; as hipóteses e as variáveis; elaboração de um projeto de pesquisa.  

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 12h

Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, integrando os conhecimentos adquiridos, relacionado com uma problemática de engenharia no contexto da empresa.

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