Pós Graduação em Engenharia Elétrica

Novas Turmas

Todos os meses!

Valor

Inscrição: R$ 130,00 +

24x R$423,52

Duração

372h | 18 meses

Modalidade

EAD – Online

Incluso

Material didático e certificado

Objetivo do Curso

Capacitar os profissionais para atuarem no mercado livre de energia elétrica, considerando aspectos comerciais e técnicos.

 

O curso visa:

- Preparar profissionais para planejar e analisar sistemas elétricos de potência e sistemas de distribuição;
– Proporcionar os profissionais a capacidade para verificar as condições de operação e manutenção de sistemas elétricos de potência;

- Capacitar os profissionais nas técnicas de análise de sistemas em alta tensão;
– Realizar análise de subestações de energia e confiabilidade de sistemas;
– Realizar análise de coordenação e seletividade em proteção de sistemas elétricos de potência.

Público-Alvo

- Engenheiros eletricistas;

- Tecnólogos da área elétrica;

- Profissionais ligados ao setor elétrico.

Aulas

Aulas virtuais via WebTv, com acesso a vídeos e tutoria on-line. Provas presenciais ao final de cada módulo.

Matriz Curricular
Módulos
ANÁLISE DE SISTEMAS DE POTÊNCIA – 36h

Fluxo de potência e representação dos componentes do sistema. . Fluxo de potência: formulação, métodos de solução, ajustes e controles. Modelo linearizado. Introdução aos conceitos de esparsidade.

 

CONDICIONADORES DE ENERGIA – 24h

Qualidade e condicionamento de energia elétrica. Condicionadores passivos de energia. Dispositivos semicondutores de potência. Técnicas de modulação em potência. Síntese de formas de onda utilizando invasores. Condicionadores eletrônicos para baixa tensão (pré – reguladores de fator de potência, UPS, filtros ativos, etc). Filtros ativos de potência. Condicionadores eletrônicos para alta tensão (dispositivos FACTS).

 

MODELAGEM DE MÁQUINAS ELÉTRICAS – 24h

Modelagem dos circuitos elétricos e magnéticos em função das grandezas: Tensão, freqüência, potência mecânica; distribuição de enrolamentos para campos girantes; análise de cargas e desempenho. Máquina Síncrona – análise.

 

OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA – 24h

Formulação do problema de Fluxo de Potência Ótimo. Condições de otimalidade: condições de Kuhn- Tucker e restrições. Otimização não linear. Problema de programação linear: Algoritmo simplex. Dualidade e sensibilidade. Linearização das equações do problema de Fluxo de Potência Ótimo.

 

PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA – 24h

Características do Sistema Interligado Nacional. Estrutura Institucional do Setor Elétrico Brasileiro. Produção de Energia Elétrica. Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Planejamento da Operação. Planejamento da Expansão.

 

SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO – 24h

Planejamento da Operação. Planejamento da Manutenção. Índices de Confiabilidade. Fluxo de potência em sistemas de distribuição. Qualidade de Energia.

 

SUBESTAÇÕES DE ENERGIA – 24h

Tipos de Subestação. Equipamentos de subestações. Transformadores de Distribuição. Transformadores de Corrente. Transformadores de potencial. Disjuntores. Chaves seccionadoras. Para-raios. Análise de carregamento.

 

PROTEÇÃO de Sistemas Elétricos de Potência – 24h

Filosofia de proteção. Relés de Proteção. Relés digitais de Proteção. Tipos de Relés de Proteção: corrente, tensão, diferenciais, de tempo. Análise de curto-circuito. Tipos de curto-circuito. Coordenação e Seletividade.

 

DESPACHO ECONÔMICO DE ENERGIA – 24h

O despacho Econômico. Representação do sistema de transmissão. O modelo de despacho baseados em Fluxo de Potência. Desregulamentação e novos mercados de energia. O despacho no contexto dos novos mercados de energia.

 

MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA – 24h

Composição do sistema elétrico de potência. Mercado livre de energia. Planejamento da operação e o despacho econômico de energia. Comercialização de energia elétrica. Curva de carga e a gestão de energia. Compra e venda de energia no mercado livre.

 

SISTEMAS ELÉTRICOS EM ALTA TENSÃO – 24h

Ondas viajantes. Campos elétricos em condutores. Efeito corona. Descargas atmosféricas em linhas de transmissão e distribuição. Aterramento. Transitórios e seus efeitos em alta tensão.

 

GESTÃO DA QUALIDADE – 24h

Evolução no processo da Qualidade. Conceitos básicos. Prêmio Nacional de Qualidade. Normas ISO. Padronização e Melhoria. Ferramentas de Gerenciamento. Métodos Específicos de Gestão.

 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS – 24h

Apresentação de gestão de projetos: Natureza e objetivos; Metodologia; Ciclo da vida. Técnicas para planejamento: Objetivos e abrangência; Organização do trabalho; Programação das atividades; Gestão dos requisitos; Uso de ferramentas de planejamento. Processos: de escopo (Gerenciamento das expectativas dos envolvidos); de tempo (Cronograma); de custo (Gestão comercial); de qualidade; de recursos humanos (Motivação e tratamento de conflitos em equipes de projetos); de comunicação; de risco, (Análise de riscos e medidas gerenciais derivadas); de aquisições; de integração (Gestão da mudança). Análise de redes (Diagrama lógico e caminho crítico – PERT / CPM): Software de gerenciamento de projetos: Análise da utilização de recursos; Nivelamento de carga; Acompanhamento de projetos; Fechamento do projeto.

 

PESSOAS NOS PROCESSOS DE MUDANÇA – 12h

Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais, paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, Fatores que dificultam ou facilitam. O papel do líder como agente de mudança. Criatividade. Bloqueadores. Facilitadores. O funcionamento dos hemisférios direito e esquerdo. A solução criativa. Abrindo espaço para novas e criativas possibilidades de perceber, sentir e pensar a realidade.

 

GESTÃO DO MEIO AMBIENTE – 12h

O desenvolvimento industrial, a sociedade pós-moderna e a sustentabilidade do desenvolvimento. Os valores da sociedade ocidental, os riscos do desenvolvimento e do lucro a qualquer custo, os desafios atuais e a gestão pela responsabilidade. Causas e consequências da poluição das águas, do ar e do solo. Modelos de gestão e legislação.

 

TCC
METODOLOGIA CIENTÍFICA – 12h

O paradigma da ciência e pesquisa; a pesquisa experimental e a não experimental; os estudos: bibliográficos, exploratório, descritivo, experimental; métodos usados em pesquisas qualitativas e quantitativas; o problema de pesquisa; as hipóteses e as variáveis; elaboração de um projeto de pesquisa.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 12h

Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, integrando os conhecimentos adquiridos, relacionado com uma problemática de engenharia no contexto da empresa.

REGISTRE SEU INTERESSE

 

Preencha o formulário e faça sua pré-inscrição para a próxima turma.

Em até 24 horas úteis entraremos em contato!

Nome Completo (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Data de Nascimento

Cidade

Mensagem