Engenharia de Segurança do Trabalho

INSCREVA-SE
Próxima Turma

25 de abril de 2015

Valor

6x R$ 150,00

Horário

Sábados, das 8h30h as 13h30

Duração

614h | 24 meses

Modalidade

Telepresencial e Web

Incluso

Material didático e certificado

Sobre o Curso

A Engenharia de Segurança do Trabalho é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei. Garantir segurança, no entanto, deixou de ser vista apenas como obrigação para as empresas e para o governo: é condição para que as primeiras obtenham margens de lucro maiores e o segundo consiga materializar os princípios da economicidade e da responsabilidade pública, nas esferas federal, estadual e municipal.

Oportunidade de Mercado

Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho. Além disso, o comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador. Em termos locais, a conjuntura estimula a ampliação das ofertas de formação em Engenharia de Segurança do Trabalho demandando-se a criação de estratégias que permitam ampliar rapidamente o número de profissionais habilitados, inclusive pelo atendimento, com qualidade, àqueles que se encontram fora dos grandes centros urbanos. Entre os aspectos conjunturais mais importantes, podem ser lembrados os seguintes:

 

1427767168_system-tick-alt-03 O Brasil cresce com sustentabilidade. Os investimentos em infraestrutura, no governo (federal, estaduais e municipais), os investimentos privados das empresas nacionais e os “investimentos estrangeiros diretos (IED)”, seguem um curso irreversível. Usinas hidrelétricas, usinas nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos etc. são obras inadiáveis;

 

1427767168_system-tick-alt-03 O planejamento e a realização dos eventos da Copa do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016) fortalecem essa tendência;

 

1427767168_system-tick-alt-03A prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.) vem-se mostrando cada vez mais relevante o que amplia substantivamente a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho. Como se conclui, a segurança, a saúde e a higiene do trabalho estão em foco na sociedade contemporânea. Nos poderes de Estado (executivo, legislativo e judiciário) essas matérias ocupam lugar de destaque, seja no aperfeiçoamento das leis, na sua execução ou na resolução de conflitos. O rigor legal e normativo que cerca a formação de profissionais para essa área confirma a importância que lhe é dada não apenas nas esferas estatais, mas especialmente no sistema Confea-Creas.

Diferenciais

O curso que ora se oferece aos profissionais de Engenharia que queiram especializar-se em Segurança do Trabalho tem como diferenciais em relação a outros até então oferecidos:

 

1427767168_system-tick-alt-03 Oportunidade de interação em tempo real com especialistas reconhecidos de todo o país;

 

1427767168_system-tick-alt-03 Acesso viável e aberto a uma ampla gama de participantes geograficamente dispersos ou que necessitem de mobilidade espacial em função de suas atividades profissionais;

 

1427767168_system-tick-alt-03 Acompanhamento pedagógico durante todas as atividades do curso.

 

1427767168_system-tick-alt-03 MEC/CREA-MG: O curso está rigorosamente respaldado na legislação federal (MEC e MTE) e nas resoluções do sistema Confea/Creas. Oferece oportunidade ímpar para responder ao desafio da formação, com qualidade, para público interessado em praticamente todas as regiões do país.

Conteúdo Programático
MÓDULO I :
ST1 - Seminário Temático 14h
D1 - Introdução à Engenharia de Segurança20h
D2 - Administração aplicada à Engenharia da Segurança do Trabalho30h
ST2 - Seminário Temático 24h
D3 - Legislação, Normas e Técnicas20h
ST2 - Seminário Temático 24h
MÓDULO II:
ST3 - Seminário Temático 34h
D1 - O Ambiente e as Doenças do Trabalho I27h
D2 - Prevenção e Controle de riscos em MEI 240h
ST4 - Seminário Temático 44h
D3 - Higiene do Trabalho 135h
D4 - Proteção do Meio Ambiente I26h
MÓDULO III:
ST5 - Seminário Temático 54h
D1 - O Ambiente e as Doenças do Trabalho II23h
D2 - Higiene do Trabalho II35h
ST6 - Seminário Temático 64h
D3 - Proteção do Meio Ambiente II19h
D4 - Gerência de Risco I30h
MÓDULO IV:
ST7 - Seminário Temático 74h
D1 - Psicologia na Engenharia de Segurança15h
D2 - Proteção Contra Incêndio e Explosões I30h
ST8 - Seminário Temático 84h
D3 - Higiene do Trabalho III35h
D4 - Gerência de Risco II30h
MÓDULO V:
ST9 - Seminário Temático 94h
D1 - Proteção contra Incêndio e Explosões II30h
D2 - Metodologia Científica24h
ST10 - Seminário Temático 104h
D3 - Higiene do Trabalho IV35h
D4 - Ergonomia30h

REGISTRE SEU INTERESSE

 

Preencha o formulário e faça sua pré-inscrição para a próxima turma.

Em até 24 horas úteis entraremos em contato!

Nome Completo (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Data de Nascimento

Cidade

Mensagem