INVISTA NA SUA EDUCAÇÃO
Pensando como um modelo de aprendizagem de excelência, o Curso Superior em Tecnologia de Comércio Exterior possibilita ao estudante desenvolver a autogestão, competências e habilidades – oral e escrita – e o empreendedorismo, por meio de disciplinas e programas que privilegiam a internacionalidade e visam capacitar o estudante para atuar num mercado globalizado.
O futuro profissional da área se beneficiará de uma formação diferenciada, contando com:
- Corpo docente formado por mestres e doutores com experiência de mercado, o que coloca o estudante em contato com o que acontece na realidade por meio do estudo, debate e fatos do cotidiano corporativo das grandes empresas;
- Biblioteca Virtual (com acervo atualizado da literatura nacional e internacional);
- Uso de metodologias ativas com a mais recente tecnologia, que proporciona ao estudante contato com ferramentas tecnológicas de ponta.
| Sem. | Disciplina | C.H |
| 1º | ||
Direito Empresarial |
66 | |
Fundamentos da Administração |
66 | |
Fundamentos de Economia |
66 | |
Comunicação |
88 | |
Projeto Integrador: Temas Transversais |
99 | |
| 2º | ||
Contabilidade e Custos |
66 | |
Fundamentos de Marketing |
66 | |
Fundamentos do Comércio Internacional |
66 | |
Empreendedorismo |
88 | |
Projeto Integrador: Diagnóstico Organizacional |
99 | |
| 3º | ||
Legislação Aduaneira e Tributária |
66 | |
Logística Nacional e Internacional |
66 | |
Políticas de Comércio Internacional |
66 | |
Sistemática de Importação e Exportação |
66 | |
Desafios Contemporâneos |
88 | |
Projeto Integrador: Planejamento Estratégico |
99 | |
| 4º | ||
Direito do Comércio Internacional |
66 | |
Finanças Internacionais |
66 | |
Marketing Global |
66 | |
Negociação Internacional e Relações Multiculturais |
66 | |
Optativa |
66 | |
Projeto Integrador: Gestão de Projetos |
99 | |
Atividades Complementares |
100 | |
| Total Curricular | 1750 | |
O profissional de Comércio Exterior terá habilidades e competências na área de gestão de operações internacionais, tais como:
- Desenvolvimento e pesquisa de mercados, prospecção de clientes e desenvolvimento de fornecedores, negociação comercial, bem como marketing internacional e criação de produtos e serviços;
- Operações de compra (importação) e venda (exportação) de produtos e serviços, logística internacional, análise documental, despacho e legislação aduaneira, nacionalização de produtos, análise tributária, custos e formação de preço;
- Operações financeiras internacionais, câmbio, investimento e aplicação de recursos;
- Serviços de agenciamento de cargas na importação e exportação, controle de fluxo de embarque e desembarque em portos, aeroportos e fronteiras. em como realizar transações cambiais.
Profissionais da área de Comércio Exterior podem atuar em vários ramos de atividade, tais como em:
- Empresas nacionais e multinacionais;
- Empresas governamentais (administração pública);
- Empresas de serviços, como: agenciadores de cargas internacionais, operadores logísticos, comissárias de despachos, transportadoras, bancos e corretora de câmbio e valores.